Vice-governador de Rondônia é alvo de busca e apreensão em sua residência pela PF
Da redação
José Jordan, vice-governador de Rondônia, foi alvo da operação Macchiato coordenada pela operação da Polícia Federal na manhã desta terça-feira (4). A operação tenta desarticular esquemas de emissão de notas falsas através de empresas fantasmas.
Os mandados foram cumpridos na residência de José Jordan, localizada em Rolim de Moura, uma empresa gerenciada por um filho, além de outras outras pessoas ligadas ao suposto esquema. Segundo a PF essa operação não tem ligação com seu cargo político.
De acordo com o site planeta folha uma das empresas investigadas, entre os anos de 2010 a 2019, movimentou mais de R$ 94 milhões de modo simulado, a partir de empresas com algum indício de fraude.
Após a conclusão das investigações, os envolvidos poderão ser indiciados pelos crimes de organização criminosa, “lavagem” de dinheiro, falsidade ideológica e por crimes contra a ordem tributária.
O nome da operação – MACCHIATO – faz alusão a uma modalidade de preparo de café, tipicamente italiana. Traduzida do italiano, a expressão “Macchiato” significa “manchado”, o que acaba remetendo à mácula causada à imagem das grandes empresas beneficiadas pelo ilícitos fiscais e criminais praticados e, agora, reprimidos.