Geral

Escola Municipal de Porto Velho tem sido referência em readaptação e ensino à distância, em meio a pandemia

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Belezas do Buriti, localizada na Zona Norte de Porto Velho, tem sido exemplo de readaptação, força de vontade e ensino à distância em meio a pandemia da Covid-19.

As aulas na rede pública e privada foram suspensas no dia 17 de março, por meio de decreto e desde então, a escola vem desenvolvendo o “Projeto Aulas Remotas”, regulamentado pela resolução do Conselho Municipal de Educação N°07/2020, a qual dispõe sobre Normas Regulamentares para Educação a Distância na Rede de Ensino do Município de Porto Velho, em situações emergenciais.

O projeto visa oportunizar aos alunos, aulas à distância por meios tecnológicos, usando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e outros recursos mediáticos de alcance dos alunos.

A instituição tem ido além do que foi proposto, atuando também no suporte aos pais que não tem prática com as ferramentas tecnológicas. Driele Rocha Araújo, mãe de Enzo Benicio, aluno do 5° ano do ensino fundamental, agradece o empenho da professora Graça Vilela e explica que a assistência e disponibilidade da equipe escolar foram essenciais para concluir o cadastro, acessar e utilizar a plataforma.

“Esse projeto vem propiciando uma interação entre pais e escola mesmo à distância, acrescentando à prática pedagógica de todos os envolvidos” explica Daniela da Hora, vice-diretora da instituição.

Por meio de um grupo criado em um aplicativo de mensagens, os pais dos alunos tem sido motivados a interagir com a equipe escolar, dando feedback através de relatos e imagens da nova rotina dos alunos.

Dentre as atividades extras propostas pelos professores, uma tem sido destaque, por ter como pauta o coronavírus. A atividade contém orientações sobre higienização, causas e consequências da doença, levando aos alunos, o conhecimento necessário acerca deste período de isolamento social.

 

Os alunos que não tem acesso à internet, também estão sendo assistidos. As atividades foram entregues presencialmente, obedecendo aos critérios de higiene e segurança determinados pelo Ministério da Saúde.

A diretora, Meridiana Rodrigues, ressalta que o período de isolamento social tem estimulado a atualização de todos os profissionais envolvidos em relação os recursos midiáticos. Sou grata pelo empenho e colaboração de todos os professores que diariamente tem compartilhado seus conhecimentos digitais, agregando valor ao projeto.

Por Ananda Carvalho

Publicidade

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo