Momento de sensatez: governador Marcos Rocha libera parte do comércio em Rondônia
Da redação
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, informou em uma Live no Facebook que parte do comércio será reaberto. Alinhado ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que pediu volta da normalidade e o fim do confinamento em massa. Marcos Rocha disse que segue orientações do PR, mas não incentiva aglomerações. “Lembrando que sou um apoiador e sou uma pessoa amiga do presidente Bolsonaro a cadeia produtiva não pode parar”, completou.
Segundo o governador o decreto 24.891 não alterou na essência, que apenas está acrescentando algumas mudanças importantes para não afetar a cadeia produtiva, e que está acompanhando com atenção e vendo se pode haver mudanças em maior ou menor rigor.
O decreto regulamenta os serviços que irão funcionar:
- Caixas eletrônicos
- Serviços funerários
- Supermercados
- Açougues
- lotéricas
- pet shops
- Indústrias
- Obras e serviços de engenharia
- Oficinas mecânicas
- Autopeças
- Serviços de manutenção
- Hotéis e hospedarias
- Escritório de contabilidade
- Materiais de construções
- Restaurantes a margem da rodovia
- Comércio de produtos agropecuário
- Farmácias
- Laboratórios
- Postos de combustíveis
- Consultórios veterinários
- Distribuidoras
- Atacadistas
- Clínicas de atendimento na área da saúde
- Laboratórios de análises clínicas
Tais estabelecimentos devem tomar precauções quanto ao serviço, por exemplo: dispensar a presença física dos trabalhadores do grupo de risco; organizar trabalhos considerados não essenciais que podem ser feitos a distância; limitar em 40% a circulação interna de clientes; hotéis deverão a alimentação deverá ser feita de forma individualizada, nos próprios apartamentos.
Rocha ressaltou que “esses lugares precisam funcionar com álcool em gel e máscara disponível aos que chegam. Vale ressaltar que até a tarde de sexta-feira, 27 março, foram consolidados os seguintes resultados para Covid-19 em Rondônia:
Confirmados – 06
Descartados – 219
Notificados – 746
Por jornalismo